Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade

PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 17 de Novembro de 2011 16:35

 

Por J. Osíris Thomaz de Almeida

Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

O IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, tem como objetivo o relacionamento com os profissionais da construção através da divulgação de conceitos, tendências, produtos, tecnologia e tudo o que possa colaborar para o desenvolvimento desses setores fundamentais em nossa sociedade, e não poderíamos deixar essa data tão importante passar sem o destaque merecido.

“ “A arquitetura é música petrificada”, segundo Goethe, e temos um imenso orgulho em participar, de uma forma modesta, para o desenvolvimento de nossa arquitetura, que através do brilhantismo de seus profissionais, arquitetos e engenheiros, tem conseguido reconhecimento em várias partes do mundo.

São esses profissionais que elaboram planos e projetos, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias desenvolvidas na construção. São eles que executam obras e serviços, e prestando serviços de consultoria, ainda fiscalizam.

Somos um país ainda jovem, e se há muito pouco tempo, ainda éramos uma sociedade de charretes, paralelepípedos e saudades, hoje somos um país moderno, com obras em nossa arquitetura que mesclam ousadia, criatividade e está plenamente atenta para os atuais desafios de nosso mundo : a sustentabilidade e a acessibilidade.

Desenvolver, criar, mas acima de tudo servir ao cliente, e respeitar as necessidades de não somente manter, mas contribuir para a restauração de nosso mundo, podendo preservá-lo para nossas futuras gerações.

“ Das inscrições nas cavernas à construção de grandes templos ou de palácios, o homem sempre aliou a estética ao elemento arquitetônico – ou inversamente, fez deste uma manifestação artística “ ( Vanda Mendonça, editorial do Anuário 2006 – Casa & Mercado).

Realizando sonhos, construindo arte, fazendo um mundo melhor para nós e nossos filhos.

Essa é a missão do arquiteto e do engenheiro, e no seu dia, nossas homenagens, e a certeza de que cada vez mais, seremos reconhecidos internacionalmente pela qualidade e capacidade dos nossos profissionais.

A todos os arquitetos e engenheiros, o tributo sincero de todos nós.